A integridade será recuperada no parlamento nacional?
Apesar de a grande parte dos eleitores de direita favoráveis ao senador Girão para assumir a presidência do Senado e ao deputado Marcel van Haten para liderar a Câmara dos Deputados, o bloco da direita decidiu seguir o ex-presidente Bolsonaro. Assim, apoiaram o retorno de Alcolumbre ao controle do Senado e a escolha do deputado Hugo Motta como presidente da Câmara, figura que não se identifica claramente com a direita nem com a esquerda, mas apresenta um discurso que se assemelha ao de socialist
Creio que é justamente nesses momentos que percebemos a ineficácia do nosso sistema de representatividade no Brasil.
Esses deputados e senadores foram escolhidos pela população para agir como seus representantes, defendendo os interesses do povo.
Na sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, o Jornal Revista Oeste divulgou uma pesquisa em sua conta no YouTube, mostrando que os eleitores estavam mais inclinados a apoiar Girão como candidato à presidência do Senado Federal.
A evidência de que Marcelo Van Hatten era o candidato preferido pelos eleitores conservadores para assumir a presidência da câmara dos deputados em Brasília tornou-se tão evidente quanto a luz do sol ao meio-dia.
Assim, na realidade, o que estamos oferecendo é a ideia de que a confiança que as pessoas deram a esses deputados não está sendo valorizada, visto que tudo está sendo tratado em encontros informais.
Você tem sido amplamente elogiado por muitos brasileiros desde o início da semana, certo?
Anteriormente, eu trabalhava em uma pizzaria; na verdade, antes de encerrar meu trabalho na pizzaria, agora estou iniciando um novo emprego lá.
Os pleitos de Mota e Alcolumbre evidenciam a crise da representatividade nas instituições brasileiras.
Esse sistema de votação que utilizamos para eleger nossos deputados e senadores é um verdadeiro desastre.
Acabamos escolhendo candidatos que, ao final, não são eleitos.
Acabamos escolhendo candidatos que não são eleitos, na verdade.
É necessário alterar esse padrão.
É tempo de abordar a questão do voto distrital e do sistema de voto distrital misto.
Quem sabe um dia, possivelmente, possamos discutir isso e promover mudanças no Brasil, de modo a garantir uma maior representatividade.
Não há outra forma.
Se isso não ocorrer, complica tudo.
Esse formato permanece inalterado.
E então nos deparamos com o profundo dilema.
A oposição irá apoiar os candidatos desonestos porque, subitamente, receberá uma recompensa financeira.
Grupo de trabalho?
Comissão para qual finalidade?
A qual comissão você está se referindo?
Ah, é este o comitê aqui?
Claro, posso ajudá-lo com isso. Por favor, forneça o texto que você gostaria que eu reescrevesse.
Aqui está o grupo de pessoas responsáveis.
A comissão de alimentação não tem fim.
A participação dos parlamentares na comissão é bastante variável.
Durante a administração de Arthur Lira, evidenciou-se que as comissões não cumpriram seu papel, não estiveram ativas e não promoveram o que seria esperado de um debate produtivo para a finalização das votações no Legislativo.
No final das contas, a decisão foi tomada em um grupo pequeno.
Devido ao importante voto de liderança, os membros do Centrão e seus aliados seguiam a orientação de seu chefe.
Isso não configura um modelo de governança, mas sim uma violação da representação.
A única expectativa dos eleitores conservadores no Brasil é que o Presidente Bolsonaro não repita os erros do passado, como fez ao firmar acordos de paz com Michel Temer e Alexandre de Moraes, quando deveria ter adotado uma postura mais firme e tomado decisões corretas. Essa demonstração de fragilidade foi mal vista, e os adversários não hesitaram em aproveitar, como no caso da CPI da Lava Toga.
As articulações nos bastidores do governo federal, junto a Flávio Bolsonaro, para acabar com a CPI da Lava Toga, que atualmente o presidente afirma apoiar em um novo episódio de sua disputa com o Supremo, foram uma das razões que resultaram na ruptura entre Major Olímpio e Jair Bolsonaro.
Essa CPI jamais poderia ter sido encoberta por Bolsonaro; nela teríamos uma grande oportunidade de esclarecer as questões do Brasil. Erros desse tipo não podem ocorrer, pois isso vai além da falta de experiência na política.
Diante da nova vez em que nos encontramos à mercê de nossos adversários, o que nos resta é aguardar e torcer para que a razão de alguma maneira se faça presente no Congresso Nacional, restaurando a normalidade em nosso país.
"Escrito por Max Pitangui, radialista, ativista político e publicitário."