Seleção vestirá vermelho e preto na Copa de 2026; Veja as reações
A cor vermelha, caso confirmada, será dedicada ao segundo uniforme da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026.
Um Brasil vestido de vermelho e preto na Copa do Mundo de 2026. Assim será o segundo uniforme da seleção brasileira, com lançamento previsto para a Data Fifa de março do ano que vem, a última antes do Mundial que acontecerá nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
A decisão pela mudança no tradicional azul como opção à camisa amarela ocorreu há cerca de um ano, em reunião no Rio de Janeiro, e veio a público na semana passada através do site Footy Headlines, especializado em uniformes mundo afora. Será a primeira vez na história que o Brasil sairá das cores amarelo, azul ou branca (esta utilizada até a Copa de 1950) em um Mundial.
O novo uniforme será predominantemente vermelho em tom mais desbotado, com listras pretas que se assemelham mais a manchas. Ou seja, não é um vermelho e preto bem definido em alternância, como usou a Alemanha em 2014, por exemplo. As cores se estendem ao calção no mesmo formato, dando continuidade como se fosse uma só peça.
Galvão fala em “crime” e “ofensa” ao se referir sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira
Galvão Bueno criticou a criação da camisa vermelha da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. No Galvão e Amigos desta segunda-feira (28), o apresentador questionou: “O que isso tem a ver com a nossa história?”. “Apareceu alguém para cometer aquilo que eu digo ser um crime. Saiu a notícia de que a fornecedora de camisas da Seleção, em acordo com a CBF, para a Copa do Mundo de 2026, a camisa azul vai deixar de existir e vai ter uma vermelha. O que isso tem a ver com a história? Isso é uma ofensa sem tamanho à história do futebol brasileiro”, disse.
O comentarista Walter Casagrande complementou a crítica de Galvão sobre a decisão da fornecedora, em parceria com a CBF, e afirmou: “Não vejo motivo para mexer na nossa história dessa maneira”. “É um horror. Não vejo motivo para mexer na nossa história dessa maneira. Teve a branca, depois a azul. Não tem que fugir das cores da bandeira do Brasil. A nossa história é aquela. O mundo conhece a gente desse jeito”, comentou Casagrande.
Internautas associam nova camisa vermelha da seleção ao PT
https://www.poder360.com.br/poder-midia/internautas-associam-nova-camisa-vermelha-da-selecao-ao-pt/
Flávio Bolsonaro escreveu que a uniforme “sempre foi um símbolo da identidade nacional” e que a mudança precisava ser “repudiada veementemente”.
“Quero acreditar que isso não é verdade! A camisa da Seleção sempre foi um símbolo da nossa identidade nacional, do nosso orgulho e das nossas raízes. Sempre foi verde e amarela, as cores da nossa pátria.Mudar isso não faz qualquer sentido. É uma afronta a tudo o que sempre representou o orgulho do nosso povo!”, escreveu o parlamentar.
Arthur Maia, ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, afirmou que a “seleção é um dos mais expressivos símbolos” do país e que as cores “devem estar relacionados com a bandeira nacional”. Maia apoiou a eleição de Bolsonaro em 2022.
“Meu veemente protesto contra a esdrúxula ideia de a mudar a cor da segunda camisa da seleção brasileira para o vermelho. A seleção é um dos mais expressivos símbolos do nosso país e obviamente que as cores devem estar relacionadas com a bandeira nacional: o verde, o amarelo e o azul celeste, como sempre atuou a nossa gloriosa seleção canarinho”, escreveu o parlamentar.
A cor vermelha, caso confirmada, será dedicada ao segundo uniforme da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Dessa vez, a produção não será feita pela Nike e sim pela Jordan, segundo informação do site inglês Footy Headlines, especializado em camisas de clubes de futebol.
Ainda conforme o site, o tom exato do vermelho e o design completo do uniforme ainda não foram divulgados, mas as primeiras indicações sugerem "uma base vermelha moderna e vibrante". Esta será a primeira vez que a seleção brasileira usará uma cor diferente de sua bandeira na camisa dos jogadores.
Atualmente, o uniforme número dois da seleção tem detalhes de listras onduladas, com diferentes tons de azul. A nova camisa reserva do Brasil estará disponível a partir de março de 2026.