Resultado da boa gestão, Vitória tem o primeiro mês sem homicídio
Vitória sem homicídio: abril é o primeiro mês sem ocorrência em 29 anos
Matéria de Esthefany Mesquita do Portal ES Hoje
O mês de abril foi encerrado de forma diferente e história. Pela primeira vez em 29 anos, a cidade de Vitória, na Grande Vitória, encerrou um mês sem registrar nenhum homicídio. O dado é do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo que contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996.
Durante o ano, a capital registrou uma queda de 60% nos crimes de homicídios comparado com o mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2024 foram 47 assassinatos. Já neste ano, foram 19 registros.
A informação foi passada pela Guarda Municipal de Vitória na tarde desta segunda-feira (05), que atribuiu a diminuição do crime com o trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal de Vitória, as forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Abin) e a participação da comunidade.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana da Capital, Amarílio Boni, a equipe tem um papel importante no processo. “A atuação da Guarda de Vitória tem sido fundamental para alcançar este resultado inédito. Com investimentos robustos em tecnologia, inteligência e valorização dos servidores fortalecemos a segurança municipal e passamos a entregar respostas rápidas das equipes na repressão e na prevenção de crimes”, destacou.
O secretário falou ainda sobre prisões de criminosos que auxiliaram no resultado. “O enfrentamento é constante e difícil, mas sempre contamos com as demais instituições para que possamos fazer uma frente de combate forte e atuante. Tivemos prisões importantes das demais corporações de lideranças de organizações criminosas que também contribuíram para esse resultado positivo na Capital”, disse.
"Com diálogo, investimentos na Guarda Municipal e integração das forças de segurança e instituições, estamos, juntos, construindo uma Vitória cada vez mais segura", comentou o prefeito Lorenzo Pazolini nos grupos de chat!